Inspirações para Decoração: abuse da versatilidade da almofada!

Sabe quando dá aquela vontade de renovar a sala ou o quarto mas o dinheiro está curto e não dá para investir numa super reforma? Ou quando você quer deixar a sua casa um pouco mais aconchegante para alguma ocasião especial? Pois é, apostar nas almofadas para trazer esse novo ar ao seu ambiente é uma super carta na manga nessas horas!  A almofada é um item curinga que pode ser usado tanto para trazer mais conforto quanto para compor a decoração do ambiente. Afinal, sentar em um sofá cheio de almofadas é muito mais aconchegante, não é mesmo? Hoje vamos trazer algumas dicas de como dar um up no seu espaço de uma maneira fácil e super econômica.

Cores das almofadas

As almofadas são excelentes itens de decoração, e podem tanto combinar com a paleta de cores do mobiliário (tom sobre tom) quanto serem de cores contrastantes, deixando assim o ambiente mais alegre e descontraído.

Se o seu sofá for em tons mais neutros, como cinza e bege, as almofadas coloridas são uma aposta certeira!

Para trazer vida para aquela sua poltrona antiga, jogue uma almofada de cor vibrante que crie destaque no seu cantinho.

Sugestões de cores

  • Roxo: A pantone escolheu o Ultra Violet como cor do ano de 2018. Assim, os tons de roxo estão sendo bastante utilizados. Uma combinação clássica é o cinza com o roxo. Se você quiser fugir do óbvio, invista no roxo com o verde musgo. É sucesso na certa! Para os mais ousados que tal uma combinação do roxo com o amarelo? Inegavelmente, as almofadas vão deixar seu ambiente com muita personalidade.

  • Candy colors: Apesar de sempre terem sido muito usados nos quartos infantis, essa tendência já ocupou outros cantos da casa e são super elegantes! Os tons suaves dessa paleta de cores nos trazem uma sensação de calma e bem estar.

Embora o rosa e azul bebê sejam as tonalidades mais lembradas, existem muitas outras cores que ficam lindas em tonalidades pastéis como o rosa antigo, o terracota, o verde-água e o azul-petróleo.

  • Cores vivas: Nessa paleta de cores, o que vale é se jogar e não ter medo! As cores intensas transmitem uma sensação de otimismo que certamente quebram a monotonia! Use-as tanto pontualmente nas almofadas para criar detalhes memoráveis no seu ambiente sóbrio quanto em várias peças, inclusive paredes, para criar ambientes intensos. A regra é que a cor seja muito vibrante, como o amarelo-ovo, o verde-folha, o laranja e o azul royal.

DICA: A combinação de almofadas com cores pastéis e cores vivas pode deixar seu ambiente super contemporâneo!

Estampas na almofada

Outra boa aposta para deixar seu ambiente mais descontraído são as almofadas estampadas. Com uma infinidade de padronagens diferentes é possível escolher um tema e fazer variações dele. Mas lembre-se: fuja das almofadas todas iguais, com a mesma estampa, que acabarão deixando o ambiente monótono.

Sugestões de estampas

  • Natureza: Nesse tema podemos brincar com as folhagens, os florais ou os animais. As almofadas com folhagens sempre lembram o tropical e ficam ótimas em ambientes ensolarados como salas de casa de praia ou campo ou varandas. Suas tonalidades passam pelos marrons, dourados e chegam aos verdes.

Já as almofadas florais possuem uma cartela de cor mais romântica e calma que inclui os tons de rosa, pastéis, azuis, laranjas e vermelhos. Por serem muito versáteis, as almofadas com padronagem floral apresentam uma gama muito grande de variações, podendo ser usadas em diversos estilos, desde o romântico ao boho, passando pelo contemporâneo.

Por fim, as almofadas com estampas de animais, que estão sendo usadas ultimamente, são a imagem figurativa dos mais diversos animais, podendo ser alces, lhamas e pássaros.

 

DICA: O animal print (zebras, onças e tigres) já teve sua vez e agora dá o lugar para animais mais simpáticos e menos ferozes.

  • Geométricos: A estampa geométrica é a mais fácil de acertar. É necessário apenas combinar a almofada geométrica com a paleta de cores do ambiente.

Aqui a variedade também é grande: listras, poás, xadrez e chevron, entre tantas outras.

  • . Filmes: Se você é cinéfilo essa estampa é a certa para você!

Aqui as almofadas podem ter imagens de artistas, pôsteres de filmes bem como de qualquer objeto que remeta ao mundo cinematográfico. Ótimo para fazer uma sala de TV temática!

Diferentes materiais, tamanhos e formatos de almofadas

As almofadas, como já dissemos, são super versáteis e aceitam os mais diversos tipos de materiais! Além dos já habituais algodão, tafetá e cetim, arrisque também no tricô, no crochê e nas pelúcias. Para as almofadas de crochê e tricô não ficarem com cara de casa da vovô, fuja dos desenhos e apliques de flores e aposte em diferentes formatos e pontos.

 

Já as pelúcias são muito ousadas e requerem muito cuidado ao usá-las, devendo ser o ponto focal da decoração.

Esqueça também as almofadas do mesmo tamanho! Invista em diversas medidas e formatos: quadrados, retangulares, redondos e até mesmo figurativos, como estrelas e nuvens. Dessa forma, as almofadas maiores devem ficar mais na extremidade do sofá e as menores mais ao centro, em ordem decrescente.

Enquanto que na cama, coloque as almofadas maiores mais próximas da cabeceira e as menores a frente.

DICA: As almofadas com formatos figurativos devem ser usados somente se você e seu cômodo forem bem descontraídos.

 

DICA: Ambientes mais sóbrios e sérios pedem almofadas quadradas ou retangulares.

Mix & Match

Se você estiver procurando ousar um pouco mais na decoração faça um Mix & Match! Ainda não sabe o que é isso? Vamos te explicar! Sabe aquela mistura de diferentes cores, estampas e formatos que as pessoas mais estilosas fazem? Esse é o atualíssimo Mix & Match!

Muita atenção, pois essa mistura não pode ser feita de qualquer jeito. É importantíssimo se ficar atento para alguns detalhes. Se você estiver começando nesse mundo de combinações mais ousadas, inicie com almofadas estampadas e lisas, sempre escolhendo uma cor em comum.

Por exemplo, se você escolher uma almofada de folhagens, coloque junto uma outra almofada lisa num mesmo tom de verde. Outra forma de fazer essa mistura é escolher almofadas de diferentes texturas e formatos em uma mesma cor.

O sofá com tecido liso facilita na hora de escolher um conjunto de almofadas que façam um Mix & Match. Agora, se você já estiver se sentindo seguro e realmente quiser fazer algo muito ousado, misture tudo! Isso mesmo, misture tudo! Mas sempre procure algum ponto em comum, seja a cor, o formato ou o tema.

Aproveite para ousar com as almofadas, pois são objetos pequenos, baratos e de fácil substituição!

Está gostando dos nossos temas? Tem alguma sugestão para nos dar? Manda uma mensagem para a gente! Semana que vem tem mais. Enquanto isso, siga-nos no Instagram.

Até lá!

About dekko arquitetura

Somos um escritório de arquitetura, com mais de 10 anos de mercado, formado por uma dupla de arquitetos que acredita que a arquitetura é transformadora e pode ser acessível a todos. Através de um olhar técnico apurado, experiências profissionais e vivências pessoais, transformamos espaços buscando associar as necessidades e desejos aos aspectos práticos e funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *