Viagem a Dois: O Fascínio dos Musicais da Broadway

Já se foram dois dos meus passeios românticos em Nova Iorque preferidos! Conferiram as postagens anteriores? O primeiro foi o Café aberto na Flagship da Tiffany, o segundo um passeio delicioso na Brooklyn Bridge! Preparados para mais um pouco? Hoje vou falar de algo que não se pode deixar de fazer em Nova Iorque, principalmente quando se está a dois: ir a ao menos um musical da Broadway. Os musicais da Broadway tem o seu fascínio, uma aura própria, e acaba que se a gente passa pela cidade e não assiste ao menos um deles, a gente fica com aquele sentimento de que alguma coisa faltou.

Uma avenida agitada

Então, vamos por partes: Afinal de contas, o que é a Broadway? Ela nada mais é do que uma avenida que atravessa Manhattan e chega até o Bronx. Sua fama veio por causa dos teatros que abrigam os Musicais da Broadway. Essa concentração de teatros está no ponto em que a avenida atravessa a Time Square, talvez o lugar mais brilhante (literalmente) de toda a cidade. 

Musicais da Broadway

Time Square

E é justamente ai que o terceiro dos nossos passeios românticos em Nova Iorque começa, na Time Square. Para ser mais precisa, a ida aos Musicais da Broadway deve começar com um pouco mais de antecedência porque é importante garantir os ingressos. Dependendo do musical, se vocês deixarem para a última hora (como eu fiz), ou não encontrarão ingresso, ou pagarão caro demais por ele. Tem ainda uma terceira chance que é uma loteria: você chegar na bilheteria no dia do espetáculo e conseguir comprá-lo com 50% de desconto. Foi o que me aconteceu. Mas tudo poderia ter dado errado!

Portanto, se estiverem planejando a viagem, ainda no Brasil, e quiserem assistir a um musical, cliquem aqui no site oficial da Broadway e façam as suas reservas. Não se preocupem. Não tem erro! O site está em português também. Lá estarão todas as informações sobre os musicais em cartaz, os horários e preços. Eu deveria ter feito isso, mas não conseguia me decidir sobre o que assistir.

Desconto

Caso prefiram viver a adrenalina que eu vivi, vocês podem comprar os ingressos lá em Nova Iorque mesmo. Neste caso, vocês devem procurar os guichês da TKTS na Time Square, na South Street Seaport ou no Brooklyn. Dá fila, viu gente! Mas, se vocês tiverem a sorte que eu tive, o espetáculo que vocês escolherem pode estar com até 50% de desconto para o mesmo dia. Eu teria ficado super frustrada se não tivesse conseguido comprar o ingresso. Se quiserem arriscar, vale a pena financeiramente, apesar da fila. Caso não queiram, entrem lá no site que indiquei no paragrafo acima e já deixem tudo planejado. Aqui neste link estão publicados os espetáculos com desconto para o mesmo dia.

Time Square de noite

Quanto custa

Então vocês me perguntam: Nicole, quanto custa ir aos musicais da Broadway? Vamos lá: Os preços mais baixos, em dias e horários mais tranquilos, giram em torno de U$60,00 (sessenta dólares). Os assentos Premium, mais próximos ao palco, em dias e horários de pico, podem passar dos U$200,00 (duzentos dólares). Então, é aquela coisa: se planejem porque quanto maior a antecedência melhores os lugares e melhores os preços.

Musicais da Broadway para quase todos os gostos

Se vocês me perguntarem qual musical assistir, nem se eu quisesse eu saberia opinar nesta questão. O que posso dizer é que nos teatros da Broadway vocês encontrarão espetáculos para todos os gostos. Ou melhor, para quase todos os gostos. É que se você for uma pessoa que não dá conta de ficar de 2:30h a 3h em um teatro, talvez os musicais da Broadway não sejam para você.

Acho legal deixar esse aviso aqui porque esse tipo de coisa acontece com muito mais frequência do que se imagina: As pessoas chegam com muitas expectativas aos musicais da Broadway e acabam se decepcionando. Não quero isso para vocês!

Eu amo os musicais, tanto é que os indico como passeios românticos em Nova Iorque. Mas, eu me sinto na obrigação de dizer que já ouvi pessoas me xingando após eu ter dado as minhas dicas. Então, mais do que dar avisos, vou colocando aqui na postagem, aos poucos, alguns trechos dos musicais para que vocês possam amadurecer a ideia, encontrar seus preferidos, ou simplesmente desistir de vez e passar direto para a dica de amanhã.

Acima, uma cena do Musical Aladdin, que estreou na Broadway em 2014. A história é basicamente a do filme da Disney. Nesta cena o Gênio está dizendo ao Aladdin que agora eles são amigos.

Contornando contratempos

Uma coisa que muitas vezes desestimula as pessoas a curtirem os musicais da Broadway é mais ou menos a mesma coisa que desestimula as pessoas de apreciarem Óperas. Sim, são músicas que estão sendo cantadas ali. Mas, mais do que isso, por trás daquela cantoria toda, existe uma história. Sendo assim, pessoas que tem dificuldades para entender o fio da meada costumam não curtir muito a experiência. E eu confesso: para alguns dos musicais, é importante que se tenha um nível bacana de conhecimento do inglês para entrar no clima. Uma forma de solucionar isso é procurar os espetáculos que sejam mais “antigos de casa”, clássicos mesmo. A maioria deles tem acompanhamento em português em fones de ouvido. Eu posso garantir a vocês que entendendo a história a coisa fica muito mais legal!

Acima, um trecho do musical Cats. A música Memory é um clássico, e quase todo mundo já a ouviu cantada pela Barbra Streisand.

Estratégia número 2

Uma outra estratégia para driblar o desconhecimento da língua e a incompreensão da trama é escolher um musical que você já conheça a história. A Broadway não costuma inventar muito a roda quando o assunto é o enredo dos musicais. Então, se pensarmos, Aladdin, Rei Leão, Mamma Mia, Chicago, O Fantasma da Ópera e tantos outros que lá estão, já se tornaram ou já eram filmes antes da Broadway. Olha ai a cena do Rei Leão e me digam se vocês não se lembram disso no filme:

A Minha Experiência

Quando estava planejando a viagem, eu quis assistir todos os musicais que vi disponíveis. Entretanto, eu não poderia comprometer todas as minhas noites ou tardes. Existiam outras coisas a serem feitas e o tempo era escasso (sempre é, já repararam?). O critério que usei para escolher o que eu iria assistir foi o seguinte: quero o que for clássico dos clássicos. Quero o que está em cartaz há mais tempo. E foi assim que lá estava eu uma noite, chegando ao Majestic Theater para assistir O Fantasma da Ópera, que entrou em cartaz em 1988 e até hoje é um sucesso.

A experiência

Bom: desde pequena sou mocinha dada às artes. Portanto, ir ao teatro é algo que faço aqui em Belo Horizonte com frequência. Mas, isso não faz de uma ida ao teatro em qualquer outro lugar do mundo algo menos importante. Pelo contrário. Esse foi um dos passeios românticos em Nova Iorque que mais gostei de fazer. O Fantasma da Opera já esteve em São Paulo, e apesar dele ser um musical lindíssimo em qualquer lugar do mundo, existe uma “aura” no fato de assistí-lo na Broadway.

O musical é cheio de canções conhecidas e icônicas, como a do vídeo ai em cima. O lustre que vocês estão vendo nesta foto de baixo é parte da história: bem no início do musical ele cai em um acidente causado pela assombração do teatro. Como eu costumo entrar fácil no clima, adorei a performance inteira!

O teatro

O teatro é um charme à parte. Enquanto o espetáculo não começava eu me diverti fotografando os detalhes que achei lindos!

Um pouco dos Musicais da Broadway para vocês

E então? Curtiram a dica? Calma que ainda faltam passeios românticos em Nova Iorque para vocês se apaixonarem pela cidade! Vou deixar aqui embaixo mais algumas inspirações de musicais para despertar o coração de vocês!

Abaixo segue um trechinho de Anastasia, um musical baseado no desenho da Disney.

Abaixo um clipe do musical Escola do Rock (School of Rock), que teve também seu filme lançado no mercado

Abaixo, um trecho de Wiked, a história por trás da Bruxa do Mágico de Oz

Abaixo um clipe do Musical “Beautiful”, que conta a história da cantora e compositora Carole King

Acessem o site oficial da Broadway para mais informações sobre cada um dos espetáculos! Espero que tenham curtido a dica de hoje!

Até a próxima!

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *